PROGRAMADOR
Mario Primo
PRODUÇÃO

Tomás Porto
DESIGN GRÁFICO
Ricardo Lychnos
COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
Ângela Nobre
ADMINISTRAÇÃO
Mina Covas
SECRETARIADO
Ana Cristina Nunes e Maria Inês Balsinha
EDITORIAL 
por: Mario Primo 

   TEATRO EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE GUERRA

Reinicia em Março e decorre até final de 2022 o programa do LITORAL EmCena, um projeto da AJAGATO realizado de parceria com  os municípios de Santiago do Cacém e de Sines.

Trata-se do maior projeto de intervenção cultural da AJAGATO, tanto na extensão do programa e abrangência geográfica a um território intermunicipal, como no financiamento proporcionado pela candidatura ao Programa Operacional Alentejo 2020.

A singularidade e importância deste evento foi porém ensombrada desde o início pela pandemia e agora pelo deflagrar de uma guerra com um potencial impacto de dimensões ainda dificeis de imaginar. No entanto, aqui estamos na segunda ronda desta viagem ao mundo do Teatro e da diversidade das suas propostas, tanto dos textos clássicos e contemporâneos, como das distintas linguagens e estéticas teatrais e também dos espetáculos para os diferentes públicos. Tudo preparado com o propósito claro de continuar a disseminar o gosto por esta arte milenar e, através dela, promover a região como um centro de criação, promoção e reflexão teatral.
 
A experiência de 2021, com balanço muito positivo, 
permitiu-nos partir para um modelo renovado e melhorado de programação. Graças a uma gestão cuidada do financiamento é possível aumentar para o dobro o número de espetáculos previstos na candidatura, com vista a um segundo ano de ainda maior sucesso artístico e de público e de maior impacto no território.
Somos adeptos do que gostamos de apelidar de Teatro de Arte! acreditamos no poder transformador do teatro que não se limita a surpreender e divertir mas também é capaz de nos questionar, despertar, sensibilizar.
 
Vivemos tempos difíceis e embora o teatro não possa, por si só, resolver as crises sanitárias e belicistas, nem transformar o mundo, estamos convictos que, quando feito com convicção e competência, é um fortíssimo fator de transformação pessoal, tanto de quem o faz como de quem o celebra com os actores. Depois, as pessoas enriquecidas pela arte e pela cultura, podem, elas sim, contribuir para reclamar e criar um mundo melhor.
Back to Top